Jack Rico é o superdotado de 13 anos que finalizou seu curso na faculdade Fullerton






A partir desta reportagem " At 13, Jack Rico Is the Youngest Graduate in the History of Fullerton College", 


Piske que é especialista na área de altas habilidades/superdotação e criatividade, comenta sobre o estudante Jack Rico, de apenas 13 anos, que realizou seu sonho de finalizar seu curso universitário. 
Piske afirma que o contexto pode ajudar muito a desenvolver o potencial criador. 
Os Estados Unidos é um dos países que mais investe em programas de atendimento de superdotados. 

 Piske indaga: e no Brasil, como seria a educação desta criança?

A explicação é que apesar de alguns avanços na educação de crianças superdotadas, ainda estamos muito aquém do que esperamos, ainda faltam muitos recursos pessoais e materiais. A necessidade de ampliar a quantidade de  profissionais preparados para lidar com as altas habilidades de seus estudantes, a ausência de  cursos de capacitação e especialização na área de altas habilidades/superdotação (AH/SD), a falta de atendimento adequado a esta demanda, torna o Brasil um país ainda limitado para atender estes estudantes, que simbolizam um futuro promissor.

Para incluir estes estudantes, Piske cita algumas medidas:

· Correta identificação e registro destes estudantes nos censos escolares, porque muitas vezes os seus nomes não constam em documentos que permitem seu acesso ao atendimento educacional especializado (AEE).

· Diagnóstico realizado por uma equipe multidisciplinar, onde psicólogos, pedagogos, professores, estão envolvidos para ajudar na realização deste documento.

·  Acesso a programas de enriquecimento curricular. Neste local, os estudantes superdotados poderão desenvolver suas altas habilidades com a mediação de profissionais capacitados para ofertar um ensino criativo, em um ambiente estimulador, de acordo com a (s) área (s) de interesse destes estudantes que estão sempre buscando novos desafios.  

Estas são apenas algumas das medidas que podem ajudar na educação de superdotados.

Se tiver alguma pergunta ou precisa de assessoramento, envie e-mail para: giftednessaltashabilidades@gmail.com






Postagem Anterior Próxima Postagem