Como iniciar um programa para superdotados?

A educação de superdotados requer uma abundância de recursos?


 Clique aqui e siga o Blog Educação de Superdotados!



Siga o instagram! (fheller2904)




 

Para ofertar uma educação de qualidade para superdotados não é necessário todo investimento do mundo. Um programa de enriquecimento para superdotados plenamente desenvolvido pode atingir sua meta.



 

Para iniciar um programa é preciso pouco mais do que um reconhecimento da escola e da comunidade que os estudantes superdotados precisam de algo diferente, um compromisso de fornecer um currículo adequado, instrução apropriada e formação de professores para realizarem estratégias de identificação e educação para estes estudantes (NAGC, 2020a).


 


Clique aqui! Leia também! (Saiba sobre mitos na Educação de Superdotados)



 

O programa de enriquecimento pode ser diferente de outro programa, isto dependerá dos recursos pessoais e materiais e da forma como ele é planejado e colocado em prática. Conforme Alencar & Fleith:

 

 

Muitas são as formas que um programa de enriquecimento pode tomar. Para alguns, ele implica completar em menos tempo o conteúdo proposto, permitindo, assim, a inclusão de novas unidades de estudo. Para outros, ele implica uma investigação mais ampla a respeito dos tópicos que estão sendo ensinados, utilizando o aluno um maior número de fontes de informação para dominar e conhecer uma determinada matéria. Para outros, o enriquecimento consiste em solicitar ao aluno o desenvolvimento de projetos originais em determinadas áreas de conhecimento. Ele pode ser levado a efeito tanto na própria sala de aula como através de atividades extracurriculares (Alencar & Fleith, 2001, p. 133).



 

 

 

Pode-se pensar que quanto mais recursos, mais diversificadas podem ser as formas de atendimento. Esses recursos podem ser materiais e pessoais e ter o objetivo de atender a cada dimensão do desenvolvimento da criança superdotada. No entanto, o equilíbrio no atendimento é fundamental, não recaindo no erro da hiperestimulação.




 

 


LEIA     LIVROS!


APROFUNDE SEU CONHECIMENTO!

Clique aqui e saiba mais! Livro: Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD: Identificação, Mitos e Atendimento.

 





Referências:

Alencar, E. M. L. S. & Fleith, D. S. (2001). Superdotados: determinantes educação e ajustamento. 2ª ed. São Paulo: EPU.

 

National Association for Gifted Children. (2020a). Myths about Gifted Students. Disponível em: https://www.nagc.org/myths-about-gifted-students. Acesso em: 05/05/2020.



Piske, F. H. R. (2021). Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD): identificação, mitos e atendimento. Curitiba: Juruá Editora. 

 

Postagem Anterior Próxima Postagem