Pular para o conteúdo principal

O que é uma escola criativa?

 Como seria uma escola criativa? 

Clique aqui e siga esse blog!

Clique nos anúncios dessa postagem. 


 

Há muitos fatores para considerar uma escola criativa. A criatividade não está presente em uma escola que prima por ensinar um ensino repetitivo.

 

Qual é o proveito na aprendizagem que os estudantes vão ter em aprender sempre a mesma coisa e da mesma forma?

 

Imagine que tédio ficar na sala de aula copiando do quadro, escrevendo sem parar, fazendo atividades que nem sempre vão ao encontro dos interesses dos estudantes.

 

Os interesses dos estudantes devem sim ser considerados como algo importante e suas habilidades devem ser identificadas pelos professores.



 

Quando as aulas são baseadas em diferentes estratégias, como a utilização de: vídeos, filmes, músicas, desenhos, teatro, jogos e experiências com materiais diversificados, por exemplo, a curiosidade dos estudantes pode ser instigada e consequentemente, a relação professor-aluno pode até melhorar.


Uma escola criativa promove a liberdade de expressão; o respeito ao pensamento divergente, crítico e reflexivo; a autonomia e a independência durante o processo de ensino-aprendizagem. 

 

Você quer saber mais sobre a criatividade na escola? Como desenvolver esse atributo no contexto escolar?

 

Leia esses livros e aprofunde seu conhecimento!


Clique aqui e saiba mais!








 

 


Postagens mais visitadas deste blog

Você sabia que o Instituto C & S já é referência em Curitiba?

  Reportagem realizada pelo Bem Paraná! Um dos meios de comunicação mais divulgados em Curitiba.  Doutora Fernanda Piske foi entrevistada para falar sobre o Instituto C&S - Criatividade & Superdotação. Clique aqui para ver a reportagem!   Muitas famílias estão sendo atendidas para tirar as dúvidas sobre a área de Altas Habilidades/Superdotação e trazem seus filhos para conhecer o Instituto.   Há um grande interesse das famílias em saber mais sobre esta área. Muitas destas famílias estão trazendo seus filhos para serem avaliados no Instituto   C & S – Criatividade & Superdotação.   A avaliação é o primeiro passo para que haja um atendimento adequado de acordo com as áreas de interesse de cada criança.   A avaliação ocorre por uma equipe multidisciplinar, professores, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos e neuropsicólogos estão envolvidos na avaliação.   É importante que o estudante e sua família contribua também com seus relatos e histórias

Educação de Superdotados em Portugal

  Educação de Superdotados em Portugal (Text in Portuguese and in English below) Veja o texto sobre a ANEIS e o vídeo com Alberto Rocha , o Presidente desta importante Associação! Veja o vídeo! Clique aqui!   Alberto Rocha fala sobre o trabalho da ANEIS , referência em Portugal, quanto à identificação e atendimento de superdotados.   Alberto Rocha tem contribuído muito com diversas publicações que temos realizado juntos! Veja alguns livros a seguir!   O especialista Alberto Rocha explica que a Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS) foi criada em Dezembro de 1998 por iniciativa de professores, psicólogos e estudantes. Progressivamente, desenvolve e presta apoios a crianças e jovens com características de sobredotação e a suas famílias, nas múltiplas áreas de capacidade e atividade humana – intelectual, motor, académico, social, artístico, mecânico e emocional – tendo em vista o desenvolvimento integral, a melhoria da qualidade de vid

Terceiro Evento Internacional on-line sobre Superdotação, Dupla Excepcionalidade e Criatividade

  Terceiro Evento Internacional on-line sobre Superdotação, Dupla Excepcionalidade e Criatividade  promovido pelo Instituto C&S – Criatividade & Superdotação em Curitiba, Paraná.   Data:  17/09/2022 - Início às 10 horas da manhã! (Sábado).    Inscrição por e-mail:   institutoces.curitiba@gmail.com   Valor promocional atual:    79,90 reais.  Receba o link de pagamento pelo e-mail do Instituto:   institutoces.curitiba@gmail.com   QUATRO PALESTRAS COM ESPECIALISTAS DOS ESTADOS UNIDOS E BRASIL!   Palestrante:  Fernanda Hellen Ribeiro Piske Palestra:  Identificação e atendimento a estudantes com comportamento superdotado e/ou com dupla excepcionalidade no Instituto C&S – Criatividade & Superdotação em Curitiba, Paraná. Horário: 10: 00 h   Palestrante:  Vera Lucia Messias Fialho Capellini Palestra:  Estratégias de ensino e orientação a professores de estudantes com dupla e