Sexto Evento Internacional on-line promovido pelo Instituto C&S - Criatividade & Superdotação

 

O Instituto C&S – Criatividade & Superdotação promove o “Sexto Evento Internacional on-line sobre Superdotação, Dupla Excepcionalidade e Criatividade”, que será realizado na data de 16 de Dezembro de 2022 (Sexta-feira) a partir das 18 horas e 15 minutos.




 

O Evento Internacional terá 2 intérpretes: 1 intérprete de Inglês/Português e 1 intérprete de Libras. Também haverá certificados (é necessário solicitar seu certificado no momento de sua inscrição pelo e-mail do Instituto C&S - Criatividade & Superdotação).

 


Faça sua inscrição pelo e-mail do Instituto C&S: institutoces.curitiba@gmail.com enviando seu pedido para participar deste Evento Internacional, seu nome completo e o comprovante de pagamento referente às 4 palestras que serão ministradas por especialistas dos Estados Unidos e do Brasil.

 


O valor da inscrição referente às 4 palestras é de R$ 59,90.   (Iremos gravar algumas palestras e iremos disponibilizar para os inscritos). 

 

O link de acesso será disponibilizado após a realização da inscrição.

 

* Faça o pagamento pelo PIX: e-mail: institutoces.curitiba@gmail.com

 


 

VEJA ABAIXO INFORMAÇÕES SOBRE AS PALESTRAS E OS PALESTRANTES:


Doutora Sally Reis



 

Título da palestra da doutora Sally Reis: Using Strength-Based Pedagogy to Engage and Challenge 2E Students’ Development (Usando a Pedagogia Baseada em pontos fortes para envolver e desafiar o desenvolvimento dos estudantes com dupla excepcionalidade).

 

Horário da palestra: 18 horas e 20 minutos.

 

Resumo da palestra:

Esta palestra fornecerá uma visão geral de novas pesquisas empolgantes e positivas sobre estudantes que são academicamente talentosos e têm deficiências, com foco em pesquisas recentes sobre estudantes com TEA. O foco deste trabalho é como podemos usar pontos fortes e interesses para ajudar a desenvolver talentos em muitos estudantes com dupla excepcionalidade. Resultados específicos de pesquisas recentes serão compartilhados sobre como podemos apoiar os pontos fortes e os interesses acadêmicos desse grupo de alunos e ajudá-los a desenvolver seu potencial.

 

Biografia da doutora Sally Reis:

Sally M. Reis holds the Letitia Neag Chair in Educational Psychology, is a Board of Trustees Distinguished Professor, and was the former Vice Provost for Academic Affairs at the Neag School of Education at University of Connecticut. She served as Principal Investigator of the National Research Center on the Gifted and Talented and Department Head of the Educational Psychology Department. She was a classroom teacher and administrator in public  education before her work at UConn. She has authored and co-authored more than 270 articles, books, book chapters, monographs and technical reports, and worked in a research team that has generated over 60 million dollars in grants in the last 15 years. Her scholarship on academically talented students and strength-based pedagogy is diverse and broad, as summarized by her numerous articles, books, book chapters, monographs, and technical reports. Her specialized research interests are related to diverse populations of talented students, education of students with both talents and disabilities, gifted females, and using enrichment and strength-based pedagogy to enhance education for all students. She has won multiple awards, including being named a UConn Board of Trustees Distinguished Professor and a fellow of Division 15 of The American Psychological Association.

 

Versão em Português da biografia da doutora Sally Reis:

Sally M. Reis ocupa a Cátedra Letitia Neag em Psicologia Educacional, é Professora Ilustre do Conselho de Curadores e foi vice-reitora de Assuntos Acadêmicos na Escola de Educação Neag da Universidade de Connecticut. Ela atuou como Pesquisadora Principal do Centro Nacional de Pesquisa sobre Superdotados e Talentosos e Chefe de Departamento do Departamento de Psicologia Educacional. Ela foi professora e administradora em educação pública antes de trabalhar na UConn. Ela é autora e co-autora de mais de 270 artigos, livros, capítulos de livros, monografias e relatórios técnicos, e trabalhou em uma equipe de pesquisa que gerou mais de 60 milhões de dólares em doações nos últimos 15 anos. Sua bolsa de estudos sobre alunos academicamente talentosos e pedagogia baseada em força é diversa e ampla, conforme resumido por seus numerosos artigos, livros, capítulos de livros, monografias e relatórios técnicos. Seus interesses de pesquisa especializados estão relacionados a diversas populações de alunos talentosos, educação de alunos com talentos e deficiências, mulheres superdotadas e usando enriquecimento e pedagogia baseada em força para melhorar a educação para todos os alunos. Ela ganhou vários prêmios, incluindo ser nomeada Professora Ilustre do Conselho de Curadores da UConn e membro da Divisão 15 da Associação Americana de Psicologia.


 

Doutor Del Siegle




Título da palestra do doutor Del Siegle: Are We Barking Up the Wrong Tree with Academic Challenge? No, but… (Estamos desperdiçando nosso tempo em relação ao desafio acadêmico? Não mas…).

 

Horário da palestra: 19 horas.

 

Resumo da palestra:

A primeira coisa que os educadores de superdotados costumam ouvir é que eles devem oferecer aos estudantes um desafio acadêmico. No entanto, muitos estudantes talentosos não aceitam os desafios acadêmicos oferecidos pelos educadores. Os estudantes parecem querer mais. Discutiremos o que torna o aprendizado mais significativo. A aprendizagem significativa inclui o desafio acadêmico, mas inclui muito mais.

 

Biografia do doutor Del Siegle:

Del Siegle é o “Lynn and Ray Neag” Cátedra para Desenvolvimento de Talentos na Universidade de Connecticut, onde dirige o U.S. National Center for Research on Gifted Education (NCRGE). Ele é ex-presidente da National Association for Gifted Children (NAGC) e recebeu o Memorial do Fundador de 2021, o Distinguished Scholar de 2018 e o Prêmio de Serviços Distintos de 2011. Ele é ex-coeditor do Gifted Child Quarterly (GCQ) e do Journal of Advanced Academics (JOAA), coautor com Gary Davis e Sylvia Rimm das 6ª e 7ª edições de Education of the Gifted and Talented, autor de The Underachieving Gifted Child: Recognizing, Understanding, & Reversing Underachievement, e autor de uma coluna de tecnologia para Gifted Child Today.


 

Doutora Angela Virgolim


 

Título da palestra da doutora Angela Virgolim: Inteligência, criatividade e motivação:

 

Horário da palestra: 19 horas e 40 minutos.

 

Resumo da palestra:

A educação dos superdotados representa um importante compromisso de uma sociedade para com seu desenvolvimento futuro. Mas a maioria das concepções de superdotação propostas ao longo das últimas décadas concentrou-se no desempenho acadêmico e no nível superior de capacidade intelectual, medido por testes de QI.

 

Nas últimas seis décadas, estudos mostram uma visão ampliada dos superdotados, levando em consideração múltiplas facetas do funcionamento cognitivo, incluindo a criatividade, considerada uma parte importante dos programas educacionais para superdotados.

 

Nesta palestra, vamos abordar a inter-relação da inteligência, da criatividade e da motivação para o entendimento das altas habilidades e superdotação sob o referencial teórico de Renzulli & Reis.

 

 

Biografia da doutora Angela Virgolim:

PhD em Psicologia Educacional pela University of Connecticut, especialista em Psicologia da Superdotação pelo Renzulli Center for Creativity, Gifted Education, and Talent Development.  Pós-doutora pelo Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas da PUC-Campinas. Professora aposentada do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, e presidente do Instituto Virgolim para Altas Habilidades e Superdotação.

 


Doutora Verônica Reis



Título da palestra da doutora Verônica Reis: Altas Habilidades/Superdotação e Habilidades Sociais.

 

Horário da palestra: 20h e 20 minutos.

 

Resumo da palestra:

A literatura aponta que pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) apresentam como característica o dissincronismo no processo de desenvolvimento. Atualmente, questiona-se se o desenvolvimento de habilidades sociais é ou não prejudicado nesse grupo em virtude dessa característica. Diferentes abordagens psicológicas discutem o fenômeno e apresentam possibilidades de intervenção. O objetivo desta palestra é apresentar apontamentos e gerar reflexões sobre a temática.

 

Biografia da doutora Verônica Reis:

Pós-doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP Bauru). Doutorado em Educação Escolar (UNESP Araraquara). Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP Bauru). Especialização em Psicologia da Saúde: Práticas clínicas e hospitalares (UNESP – FUNDEB Bauru). Especialização em Neuropsicologia (Instituto Ampliatta). Graduação em Psicologia (Universidade do Sagrado Coração). Professora e Coordenadora do curso de Psicologia na Faculdade Eduvale de Avaré. Membro do Grupo de Pesquisa: A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento e da Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação pedagógica (AIIIIPe). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0681-0015

 

 

O INSTITUTO C&S – CRIATIVIDADE & SUPERDOTAÇÃO TEM REALIZADO VÁRIOS EVENTOS INTERNACIONAIS COM PARCERIAS DE DIVERSOS ESPECIALISTAS DO MUNDO!

 

SAIBA MAIS SOBRE O INSTITUTO C&S – CRIATIVIDADE & SUPERDOTAÇÃO!

 

Instituto C&S – Criatividade & Superdotação além de promover eventos internacional com especialistas de diversas partes do mundo, também oferta avaliação de crianças e adultos com superdotação e/ou com dupla excepcionalidade.

 

Este Instituto também disponibiliza projetos e atividades a partir das áreas de interesse dos estudantes, acompanhamento pedagógico em contato com as escolas e assessoria jurídica para aceleração de estudos.

 

Entre em contato conosco!

 Whatsapp: 41 99135 2156

 Telefone fixo: 41 30919869

 E-mail: institutoces.curitiba@gmail.com

 Instagram: institutoces.curitiba@gmail.com

 Canal de Youtube: Instituto C&S

Clique aqui para nosso canal do YOUTUBE e veja palestras

 

 Leia também abaixo:

Avaliação psicológica de crianças e adultos com superdotação e/ou com dupla excepcionalidade no instituto C&S - Criatividade & Superdotação

Clique aqui: https://www.educacaodesuperdotados.com/2022/09/avaliacao-de-criancas-e-adultos-com.html

 

Palestra do Doutor Joseph Renzulli da Universidade de Connecticut nos Estados Unidos.

Clique aqui: https://www.educacaodesuperdotados.com/2022/09/palestra-do-doutor-joseph-renzulli-da.html

 

 


Postagem Anterior Próxima Postagem