Livros atuais sobre Altas Habilidades/Superdotação, Autismo e Dupla Excepcionalidade

 

O conhecimento é algo precioso que internalizamos e podemos compartilhar ajudando muitas pessoas em vários sentidos.


Clique aqui e siga esse blog com muitas informações relevantes!


  • Clique nos anúncios do blog! Compartilhe as informações e o conteúdo!







Leia livros! Clique aqui e compre seu exemplar preferido!





Este livro, Autismo, Superdotação e Dupla Excepcionalidade (2E), escrito em duas línguas, mostra a professores, psicólogos, pais, entre outros profissionais, múltiplos olhares sobre a dupla excepcionalidade. A sua leitura permite compreender o que é ter uma capacidade intelectual ou criativa excepcional e uma deficiência coexistente, e derrubar as ideias erróneas sobre esta temática, compreender a importância da avaliação e da intervenção e, acima de tudo, proporcionar novos horizontes para quem tem esta condição.






O livro Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD): identificação, mitos e atendimento, elucida qualquer leitor sobre o que de mais relevante existe na investigação e intervenção na superdotação, tanto nacional como internacionalmente. Profissionais da Educação da rede Municipal, Estadual e Federal, técnicos e especialistas podem encontrar neste livro uma excelente oportunidade para reverem as abordagens teóricas e estratégias práticas mais relevantes sobre a temática das altas habilidades. Os leitores curiosos, pais e educadores que não conhecem o tema podem ficar com uma ideia clara, fundamentada e precisa sobre este vasto mundo que constitui uma realidade diferente para muitas pessoas.






Piske e Stoltz trazem uma obra que explora a vertente educacional e emocional da criatividade e a sua relevância na concepção das altas habilidades e sobredotação. As autoras sistematizam as diferentes definições de criatividade, as investigações nacionais e internacionais sobre o tema e com base em referenciais teóricos sólidos avançam com formas de inovar a educação de forma a torná-la mais facilitadora do despertar da criatividade dos mais jovens, dando uma atenção particular aos talentosos.

 






Escrito num tom vigoroso e em cores dinâmicas, este livro não é apenas mais um livro sobre o desenvolvimento social, emocional e criativo dos dotados, mas um conjunto de pontos de vista atentos e teoricamente fundamentados através dos quais podemos olhar para este tema apaixonante de uma forma diferente.




Este livro é escrito por autores de todo o mundo e se dedicam a fornecer uma compreensão aprofundada da identificação e enriquecimento de uma população que ainda carece de atenção especial: os superdotados. Cada capítulo oferece ao leitor a oportunidade de refletir sobre a história, filosofia e estado atual da educação de superdotados e altas habilidades de um ponto de vista internacional.








Dirigido a técnicos, educadores e apaixonados pela busca incessante do conhecimento, este livro escrito em três línguas, por autores de cinco países diferentes em dois continentes, constitui uma obra de referência sobre a tão importante e necessária temática das potencialidades de superdotados e talentosos, sob o olhar teórico da emoção e da criatividade e aplicação prática no contexto da educação.

 





Este livro abrange um conjunto diversificado de temas subordinados ao grande tema da emoção, criatividade na educação dos superdotados, sob a responsabilidade de um conjunto de especialistas nacionais e internacionais nestas áreas. As diversas temáticas organizam-se numa perspetiva didática, mas, ao mesmo tempo, servem a objetivos tanto de educadores como de investigadores e de outros interessados no tema. O leitor encontrará informação não só sobre investigações e resultados empíricos, mas também sobre revisão da literatura e intervenção educativa com os superdotados e de apoio às suas famílias.

 








Trata-se de uma obra escrita em três línguas que congrega especialistas de renome internacional, os quais há muito se dedicam a explorar e aprofundar as questões ligadas à identificação e ao atendimento de uma população que ainda carece de uma atenção especial: as altas habilidades e superdotação.

De capítulo em capítulo, o leitor terá oportunidade de refletir acerca das razões pelas quais nunca é demais lermos sobre estes tão apaixonantes temas que são o talento, a superdotação e as altas habilidades.

 









Em uma sociedade que precisa desenvolver os seus talentos para promover a inovação e minorar os inúmeros problemas que enfrenta, um livro que aprofunda os temas da superdotação e da criatividade e que os associa a uma dimensão essencial da essência humana, como a emoção, surge como fundamental.

Este livro reúne um conjunto de capítulos inovadores, fruto de reflexões profundas e de investigações realizadas em contextos diversificados e realidades diferentes. Os autores provêm de diferentes cantos do mundo, o que traz uma grande flexibilidade nos olhares sobre a temática das altas habilidades e deixa entrever uma perspectiva original e potencialmente frutífera. A multiplicidade de olhares permite equacionar as preocupações sobre o desenvolvimento de talentos e perspectivar orientações de futuro.

 






Este livro apresenta estudos e pesquisas nacionais e internacionais envolvendo a teoria e a prática de autores do Brasil, de Portugal e da Espanha para fundamentar o desenvolvimento do potencial de todas as crianças, incluindo as que possuem Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) e talentos a partir de um ensino criativo na escola. Apresenta um conjunto de propostas para promover a criatividade no contexto de escolas, universidades e outras instituições. Esse atributo se faz premente e requer práticas educacionais que possibilitem o seu desenvolvimento.

Nos dias atuais, a criatividade vem sendo reprimida, principalmente nas escolas onde há alunos superdotados altamente criativos e alunos que de modo geral buscam por um ensino inovador. Neste sentido, os profissionais da educação precisam utilizar medidas educativas que instiguem a curiosidade e interesse de cada discente.

Esta obra busca inspirar todos os leitores a usarem o seu potencial criador para uma vida melhor e um mundo mais colorido e cheio de inovações nas escolas, a partir do desenvolvimento da criatividade. É justamente a partir de um ensino fora do padrão, possibilitando a liberdade de expressão, que é possível perceber o verdadeiro sentido do processo da aprendizagem. Professores, psicólogos, pedagogos, profissionais da educação, famílias, alunos, e toda a sociedade: unidos em prol de escolas mais criativas e inovadoras.




Mais informações! Clique aqui!

SINOPSE

O presente livro trata sobre a Superdotação e a Dupla Excepcionalidade em suas especificidades, enveredando nos campos da Psicologia, do Direito, da Neurociência e no da Pedagogia. Mas contém também relatos pessoais da Autora, que vão além da sua experiência enquanto especialista em Neurociências e Psicologia Aplicada, bem como advogada atuante no Direito Educacional.

A obra traz conceitos sobre a inteligência, a superdotação e as características emocionais dos superdotados. Trata das necessidades de identificação dos alunos superdotados e aborda também os mitos que rodeiam a superdotação, as características cognitivas e afetivas das crianças superdotadas e a definição legal do aluno com altas habilidades/superdotação.

Na parte que aborda a dupla excepcionalidade, o livro fala sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a Síndrome de Asperger (TEA), passando por suas funções executivas e bases neurobiológicas (contribuições da neurociência).

O livro faz um paralelo entre a superdotação e os alunos com a dupla excepcionalidade em cada uma destas modalidades (TDAH e Asperger), além de apresentar a legislação aplicável tanto aos alunos com altas habilidades/superdotação, quanto aos alunos com TDAH e a Síndrome de Asperger. E, por fim, sugere propostas de intervenções pedagógicas e de atendimento das necessidades educacionais destes alunos, à luz de nossa legislação e com base nas pesquisas acadêmicas de especialistas da área.

 



 


Postagem Anterior Próxima Postagem