Superdotados influenciam os outros estudantes de sua sala de aula?

Superdotados influenciam os outros estudantes de sua sala de aula a serem mais inteligentes? 


Clique aqui! Siga o blog sobre Educação de Superdotados! Siga o instagram! fheller2904



É um mito pensar que estudantes superdotados influenciam os outros estudantes de sua sala de aula a serem mais inteligentes.


Estudantes considerados com desempenho na média ou abaixo da média, de modo geral, não olham para estudantes superdotados de sua sala de aula como modelos. 




Observar ou depender de alguém que é bem sucedido faz pouca diferença para melhorar o desempenho e a autoconfiança durante a aprendizagem. 

 

 





Os estudantes superdotados podem se beneficiar por meio de interações em sala de aula com os colegas em níveis de desempenho semelhantes e podem ficar aborrecidos, frustrados e desmotivados quando colocados em salas de aula com estudantes de baixa ou média-habilidade (NAGC, 2020a).

Leia também! Como iniciar um programa para superdotados






Piske (2018) explica que, a equipe docente pode apresentar algumas dificuldades em trabalhar com grupos de estudantes superdotados que não são homogêneos. Estes grupos podem se diferir na questão de interesses e nível de conhecimento sobre o conteúdo das aulas, consequentemente, este fato pode ser considerado uma barreira na aprendizagem de acordo com alguns professores. Contudo, a autora ressalta que a heterogeneidade pode significar algo enriquecedor e trazer benefícios aos superdotados.



LEIA TAMBÉM!

 

Livro: Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD: Identificação, Mitos e Atendimento.







Referências:

Piske, F. H. R. (2021). Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD): identificação, mitos e atendimento. Curitiba: Juruá Editora.

 

 

 

Postagem Anterior Próxima Postagem