Triagem de indicadores de Altas Habilidades/Superdotação (TIAH/S)

 Siga o blog: https://www.educacaodesuperdotados.com/

 Siga o instagram: fheller2904


Excelente instrumento criado pela Doutora Tatiana Nakano para ajudar na identificação de estudantes superdotados!


Instrumento: Triagem de indicadores de Altas Habilidades/Superdotação (TIAH/S) publicado pela Editora Vetor em 2021.


Clique aqui! para ver o vídeo sobre a explicação desse instrumento!






No contexto brasileiro, poucos estudantes superdotados identificados e instrumentos eficazes como esse certamente ajudarão na identificação.

 

Triagem de indicadores de altas habilidades/superdotação – TIAH/S

 

TIAH/S é uma escala. Seu propósito é servir como uma ferramenta de triagem para a presença de indicadores de altas habilidades/superdotação (AH/S) e, assim, não deve ser usada para estabelecer um diagnóstico. É composta por 42 itens que contemplam comportamentos referentes a indicadores de AH/S em cinco áreas: capacidade intelectual geral, habilidades acadêmicas específicas, liderança, criatividade e talento artístico.
 




OBJETIVO

Instrumento de triagem para a presença de indicadores de altas habilidades/superdotação (AH/S), cujo resultado pode ser utilizado como base para a indicação do(a) aluno(a) para uma avaliação psicológica mais ampla e criteriosa. Sua utilidade pode voltar-se aos contextos clínico, escolar e de orientação para professores. 

 

 

É interessante observar que essa escala não é restrita à psicólogos!

 

Quanto ao tempo de aplicação,  é sem tempo limite, cada aplicação leva aproximadamente 15 minutos, com opção de ser realizada em papel ou de forma online.


Em relação ao público e à faixa etária para ser aplicado: trata-se de estudantes do 3º ao 9º anos do Ensino Fundamental, com idades entre 9 e 15 anos.

 

Onde adquirir o livro?

https://www.vetoreditora.com.br/produto/2130767/colecao-tiahs

 



 

Autora da escala TIAH/S: Tatiana de Cássia Nakano

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia pela PUC-Campinas. Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade São Francisco. Visiting scholar na University of California – Berkeley. Atualmente é docente da pós-graduação em Psicologia da PUC Campinas. Desenvolve pesquisas nas áreas de criatividade, inteligência, altas abilidades/superdotação e psicologia positiva. Pesquisadora produtividade CNPq.

Postar um comentário

0 Comentários