No Brasil pode haver milhares de pessoas superdotadas que não sabem de seu alto QI

 

O Censo Escolar 2022 computou 26.815 estudantes com altas habilidades/superdotação na educação básica brasileira, é um número expressivo, porém é possível haver muitos superdotados que ainda não foram identificados. Esta foi uma publicação da BBC Brasil. Site: Teste de QI: Brasil pode ter milhares de superdotados não identificados - BBC News Brasil




 

Conforme consta nesta publicação, o Brasil pode ter milhares de superdotados que não sabem de seu alto QI, mas é importante ressaltar que o teste de inteligência é apenas um dos componentes de uma avaliação neuropsicológica.

 


O teste de QI avalia a dimensão cognitiva, mas neste teste não é possível avaliar a área artística, musical, interpessoal, entre outras.

 

 


E como saber se uma criança tem Superdotação?

No Instituto C&S há avaliação neuropsicológica. Durante a avaliação são identificados aspectos importantes, como: a memória, a concentração, a atenção, a inteligência, entre outros. Para considerar uma criança superdotada, não devemos somente considerar o teste de QI, a avaliação deve ser muito mais ampla. A superdotação é algo complexo e é preciso considerar outros fatores, para além do desempenho acadêmico.

 

Entre em contato por e-mail:

institutoces.curitiba@gmail.com

 

Ressalta-se que a avaliação neuropsicológica contribui para um atendimento adequado para que a criança se desenvolva de forma plena. 


Recomenda-se a leitura do artigo científico “Triagem de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação: Estrutura Fatorial” das autoras: Tatiana de Cássia Nakano , Karina da Silva Oliveira, publicado em 2019, pela revista Avaliação psicológica. Acesso em: Triagem de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação: Estrutura Fatorial (bvsalud.org)




#altashabilidades

#superdotados

#superdotação

#inclusão

#escolas

#professores

 


Leia livros sobre Superdotação









 

 

Postagem Anterior Próxima Postagem