Superdotado pode ser mais sensível aos conflitos interpessoais

 

 Superdotado pode ser mais sensível aos conflitos interpessoais e vivenciar depressão e estresse (Neihart, 1999).

 

Estudantes superdotados têm características e necessidades educacionais peculiares que precisam ser atendidas (Piske, 2018).

 

No Instituto C&S, o atendimento aos superdotados tem o objetivo de atender cada dimensão do desenvolvimento destes estudantes, quanto ao aspecto  cognitivo, social e emocional.  É importante atender estes estudantes com profissionais capacitados na área de altas habilidades/superdotação e/ou dupla excepcionalidade. 

 

Para Martins, Cardoso e Meirelles (2023) superdotados podem apresentar capacidade de compreender e de explicar conceitos complexos em uma variedade de tópicos ou de desenvolver expertise em uma área ou um tópico específico. Esses estudantes podem experimentar uma sensação de frustração quando sua capacidade de lidar com as demandas fica abaixo das expectativas. Como não estão acostumados ao fracasso, o sentimento de frustração pode causar distúrbios psicológicos, como a depressão, a ansiedade e o estresse.

 

Devemos estar alertas para as características sociais e emocionais de superdotados.


 

Recomenda-se a leitura do artigo cientifico “O Outro Lado da Superdotação: uma Revisão Sistemática sobre Associação entre Depressão e Superdotação” dos autores: Felipe Rodrigues Martins, Fernanda Serpa Cardoso e Rosane Moreira Silva de Meirelles, publicado pela revista Revista Brasileira de Educação Especial, em 2023. Fonte: v,29,n1,2023.indd (scielo.br)


 


Recomenda-se também a leitura de livros sobre o desenvolvimento socioemocional de superdotados










 


Postagem Anterior Próxima Postagem