Estão abertas as inscrições para o Evento Internacional on-line sobre Superdotação e Dupla excepcionalidade

 

Faça sua inscrição por e-mail: institutoces.curitiba@gmail.com


Evento Internacional on-line sobre superdotação e dupla excepcionalidade: alfabetização, criatividade, neurodiversidade e traumas na escola.

 

Data: 10 de Novembro de 2023.

 

Início do Evento Internacional on-line: 19 horas

 










Para realizar sua inscrição referente às 3 palestras, envie seu nome completo, instituição e faça o pagamento de 79,90 reais pelo PIX e-mail: institutoces.curitiba@gmail.com



* Haverá certificados e o link da gravação para os inscritos deste evento internacional on-line! E no final do evento iremos sortear um livro sobre Superdotação e dupla excepcionalidade para os participantes que estiverem on-line conosco! 

 

 

Atenção! O pagamento deve ser realizado pelo PIX: e-mail: institutoces.curitiba@gmail.com

 


Após realizar o pagamento, envie seu nome completo, o nome de sua Instituição e o comprovante de pagamento para o e-mail: institutoces.curitiba@gmail.com

 

 

 

PALESTRANTES:

  

Palestrante: Doutora Kate Bachtel


 

Título da palestra: Uma visão para eliminar a dupla excepcionalidade induzida por trauma educacional (A Vision For Eliminating Educational Trauma-Induced Twice-Exceptionality).

 

 

Resumo da palestra da doutora Kate Bachtel:

O trauma mascara a superdotação e impacta negativamente o desenvolvimento, compreender por que e como os jovens superdotados podem ser vulneráveis a lesões psicológicas em ambientes escolares é um imperativo moral. As abordagens de justiça social à educação reconhecem que o desenvolvimento ocorre no contexto das comunidades e que os desafios de saúde não podem ser resolvidos sem abordar os contextos sociopolíticos. Informados por pesquisas publicadas recentemente, os participantes desta sessão aprenderão como jovens superdotados podem vivenciar traumas educacionais, estratégias comprovadas para apoiar a cura e a inclusão e sugestões de mudanças nas políticas e práticas para ajudar a prevenir o sofrimento. A segurança psicológica dos jovens superdotados nas escolas está ao nosso alcance!

 

Resumo em inglês:

Trauma masks giftedness and negatively impacts development, understanding why and how gifted youth can be vulnerable to psychological injury in school settings is a moral imperative. Social justice approaches to education recognize development occurs in the context of communities and that health challenges cannot be resolved without addressing sociopolitical contexts. Informed by recently published research, participants in this session will learn how gifted youth may experience educational trauma, proven strategies for supporting healing and inclusion, and suggestions for changes to policies and practices to help prevent suffering. The psychological safety of gifted youth in schools is within reach!

 

 

Biografia da doutora Kate Bachtel:

Kate Bachtel é apaixonada por instruções informadas sobre pontos fortes, individualizadas e significativas. Ela tem mestrado em educação pela Universidade do Colorado em Boulder (equidade educacional e diversidade cultural) e doutorado pela Universidade de Denver (currículo e instrução com ênfase em superdotados). Depois de co-liderar a abertura de uma escola K-8 para jovens superdotados, Kate fundou a organização sem fins lucrativos SoulSpark Learning para apoiar mais jovens no acesso a uma programação exemplar para superdotados. Ela apresenta regularmente uma ampla gama de tópicos relacionados à superdotação, dupla excepcionalidade e equidade.

Kate atualmente ensina jovens superdotados e estudantes com dupla excepcionalidade em Boulder, Colorado. Anteriormente, ela atuou no conselho de Apoio às Necessidades Emocionais de Superdotados (SENG) por seis anos, incluindo dois anos como presidente.

 

Biografia em inglês:

Dr. Kate Bachtel is passionate about strengths-informed, individualized and meaningful instruction. She has a master's in education from University of Colorado at Boulder (educational equity and cultural diversity) and doctorate from University of Denver (curriculum and instruction with an emphasis in gifted). After co-leading the opening of a K-8 school for gifted youth, Kate founded the nonprofit SoulSpark Learning to support more youth in having access to exemplary gifted programming. She regularly presents on a wide-range of topics related to giftedness, twice-exceptionality and equity.

Kate currently teaches gifted and twice-exceptional youth in Boulder, Colorado. Previously she served on the Supporting Emotional Needs of the Gifted (SENG) board for six years, including two years as president. 

 




Palestrante: Doutor Cleyton Hércules Gontijo




Título da palestra: Estimulando o pensamento criativo em matemática: algumas possibilidades para a escola e para as famílias.

 

Resumo da palestra Doutor Cleyton Hércules Gontijo:

Nesta palestra serão abordadas algumas estratégias para estimular o pensamento criativo em matemática. Os exemplos poderão ser utilizados por professores em atividades regulares de ensino ou em atividades complementares com estudantes que apresentam motivação e interesse pela matemática. Também poderão ser úteis para pais e familiares dos estudantes, enriquecendo as rotinas de estudo em casa com vistas a contribuir com as aprendizagens, com a criatividade e para o encantamento em matemática.

 

 

Biografia da Doutor Cleyton Hércules Gontijo:

Doutor Gontijo é Professor da Universidade de Brasília - UnB, com lotação no Departamento de Matemática. É professor do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - ProfMat e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB. Possui graduação em Licenciatura em Ciências e Matemática pelo Centro Universitário de Brasília, mestrado em Educação pela Universidade de Brasília e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2007).  É líder do Grupo PI: Pesquisas e Investigações em Educação Matemática. Coordenador do subprojeto Matemática do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID da Universidade de Brasília (2020 - 2022). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: criatividade em matemática (resolução, elaboração e redefinição de problemas) e avaliação em matemática.

 

 





Palestrante: Thaís S. Fazenda Coelho


 

Título da Palestra: Crianças superdotadas em processo de alfabetização: possibilidades e desafios

 

 

Resumo da palestra da professora Thaís S. Fazenda Coelho

Adotando como perspectiva teórica o Interacionismo que considera o sujeito ativo em seu processo de aprendizagem e valoriza as interações sociais, esse encontro se propõe a refletir sobre o processo de alfabetização de crianças superdotadas em contexto escolar inclusivo, considerando os princípios da Educação Integral que nos provoca a olhar para todas as dimensões humanas: cognitiva, social, emocional e moral. 

 

Biografia da professora Thaís S. Fazenda Coelho

Pedagoga, Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), especialista em Educação para o Pensar pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e em Alfabetização pelo Instituto Vera Cruz (ISEVEC). Ministrou a disciplina “Desmistificando a BNCC para o Ensino Fundamental” na pós-graduação do Instituto Singularidades.
É sócia-fundadora do Trocando Ideias e membro do Grupo de Pesquisas em Psicologia do Desenvolvimento Moral (GPDM) do Instituto de Psicologia da USP. Produz materiais formativos e atua como Assessora de Formação Profissional da Prefeitura de São Caetano do Sul.

 



Leia livros sobre Superdotação, dupla excepcionalidade e criatividade.




 














Postagem Anterior Próxima Postagem