Artigo: Criatividade na pedagogia sociointeracionista e na Pedagogia Waldorf: implicações para o trabalho com superdotados

 

Clique aqui e siga este Blog com informações relevantes!


Artigo: Criatividade na pedagogia sociointeracionista e na Pedagogia Waldorf: implicações para o trabalho com superdotados


Article: Creativity in the socio-interactional pedagogy and Waldorf Pedagogy: implications for working with the gifted students



 


 

Este artigo é pioneiro na discussão do fenômeno da criatividade a partir de Vygotsky e de Rudolf Steiner, relacionando-o ao trabalho com superdotados. Seu objetivo é investigar a criatividade na abordagem sociointeracionista e na Pedagogia Waldorf e suas implicações para o trabalho com estudantes superdotados.


À parte importantes diferenças, as propostas de Vygotsky e de Steiner vão ao encontro das necessidades de estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD), principalmente quando ressaltam a mediação docente significativa. O professor, como principal mediador, é responsável pela proposta de ensino criativo e estético voltado ao amor ao conhecimento e à vida.


 

Teve-se como objetivo investigar a criatividade na abordagem sociointeracionista e na Pedagogia Waldorf e suas implicações para o trabalho com estudantes superdotados. A discussão a partir destes grandes pensadores, Vygotsky e Steiner, é de extrema importância para a educação. 



Ainda que em suas teorias não haja aprofundamento a respeito da educação de estudantes  com altas habilidades/superdotação (AH/SD), os autores chamam a atenção para a necessidade de procedimentos adequados para um ensino que permita avanços a cada etapa do desenvolvimento, dando ênfase ao ensino lúdico. 



Nesta vertente, o ensino dependerá de mediação de um professor capacitado para lidar  com as necessidades educacionais especiais (NEEs) desses estudantes (PISKE;  STOLTZ, 2020). 



As propostas de Vygotsky e de Steiner vão ao encontro das necessidades  de estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD), principalmente quando os autores ressaltam que a mediação deve ser significativa. O professor, como principal mediador, é responsável por aguçar nos estudantes, o amor ao conhecimento e à vida. Além disso, pode fazer com que os estudantes avancem nas diversas áreas do conhecimento, principalmente a partir de um ensino  criativo. Nesse sentido, o seu avanço irá depender do preparo do professor  para perceber e lidar com a necessidade de cada estudante, ampliando o seu  conhecimento, principalmente na sua (s) área (s) de interesse. 



A ampliação  desse conhecimento deve contar fundamentalmente com o papel do lúdico e das  práticas artísticas que irão compor um ensino significativo e de qualidade com a  finalidade de atender à dimensão emocional, social e cognitiva desses estudantes.

 


Clique aqui e leia o artigo completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/81545/45268

 

 

 


Postagem Anterior Próxima Postagem